Pérolas são sempre pérolas!

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O tema da redação do Enem 2009 foi Aquecimento Global, e como acontece todo ano, não faltaram preciosidades. Lá vão:

1) “o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta.” (percussão e estalos. Vai ficar animado o negócio)
2) “Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar planeta.”
(tamo junto nessa, companheiro. Mais juntos, impossível)
3) “A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu.” (e na velocidade 5!)
4) “Tem que destruir os destruidores por que o destruimento
salva a floresta.” (pra deixar bem claro o tamanho da destruição)
5) “O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação.” (pleonasmo é a lei)
6) “Espero que o desmatamento seja instinto.” (selvagem)
7) “A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo.” (o verdadeiro milagre da vida)
8) “A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta.”
(também fiquei emocionado com essa)
9) “Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis.” (todo mundo na vida tem que ter um filho, escrever um livro, e realizar uma árvore renovável)
10) “Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas.” (esqueceu que também ficam sem o home the ater e os dvd’s da coleção do Chaves)
11) “Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna.” (amém)
12) “Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza.” (e as renováveis?)
13) “A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica.”
(deve ser culpa da morte ecológica)

14) “Explorar sem atingir árvores sedentárias.” (peguem só as que estiverem fazendo caminhadas e flexões)
15) “Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia.” (o quê?)
16) “Paremos e reflitemos.” (beleza)
17) “Retirada claudestina de árvores.” (caráulio) 18) “Temos que criar leis legais contra isso.” (bacana)
19) “A camada de ozonel.” (Chris O’Zonnell?)
20) “a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor.” (a solução é colocar lá o pessoal da Zorra Total pra cortar árvores)
21) “A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas sem coração.” (para fabricar o papel que ele fica escrevendo asneiras)
22) “A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável.” (campeão da categoria “maior enchedor de lingüiça”)
23) “Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação.” (NÃO!)
24) “Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises.” (gênio da matemática)
25) “A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes.” (red bull neles - dizem as árvores)
26) “O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório” (ótima)
27) “O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando.” (subindo!)
28) “Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc.” (deve ser a globalização)

29) “Na cama dos deputados foram votadas muitas leis.” (imaginem as que foram votadas no banheiro deles)
30) “Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia.” (oh god)
31) “O que vamos deixar para nossos antecedentes?” (dicionários)

Economia: uma aplicação matemática

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Relato de uma professora de matemática

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Semana passada comprei um produto que custou R$  1,58.
Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para
evitar receber ainda mais moedas.
A balconista pegou o dinheiro e ficou  olhando para a máquina
registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela
não se  convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos  enquanto o gerente tentava explicar e
ela aparentemente continuava sem  entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do  ensino de matemática desde 1950,
que foi assim:

1. Ensino de  matemática em 1950:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$  100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de   venda .
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:

Um  cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção  desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de
venda ou R$ 80,00.
Qual é o  lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:


Um cortador de lenha vende um  carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$  80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:


Um cortador de  lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro  de lenha é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o  lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00  ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em  2000:


Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo  de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está  certo?
( )SIM ( )  NÃO

6. Ensino de matemática em 2007: (e atualmente!!)

Um cortador de lenha vende um  carro de lenha por R$100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00  ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

E assim, vem sendo…

Fonte: http://www.braian.com.br/?p=2396

Matemática no futebol

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A matemática também está no futebol. E isso ocorre por vários motivos. Primeiramente, sem números não seria possível marcar pontos, classificar as equipes, saber quem está melhor ou pior no campeonato. Além disso, os objetos que usamos no futebol são geométricos: o campo é um retângulo, a bola é uma esfera, etc....

Vamos comentar um pouco sobre a necessidade dos goleiros entenderem de ângulos, mais precisamente de BISSETRIZ de um ângulo.

Se você ainda não sabe, a bissetriz de um ângulo é a reta que o divide em duas partes de mesma medida. É simplesmente uma reta que corta o ângulo ao meio.Toda vez que um jogador está para "bater" uma bola para o gol, ele está vendo o gol sob um ângulo (de trave a trave).Um goleiro, para estar bem posicionado e ter mais chances de defesa, precisar estar em cima da bissetriz desse ângulo. 


 

Sendo assim, a linha vermelha do desenho acima é onde deve se posicionar o goleiro. As outras duas retas seriam a linha tracejada a partir dos dois postes. A origem de todas as retas, seria o ponto onde está a bola. Para deixar mais fácil de compreender,observe o desenho abaixo simulando essa situação.



 A teoria é simples. Basta o goleiro ficar posicionado em cima dessa linha pontilhada vermelha que estará cobrindo o máximo ângulo do atacante. Cabe reassaltar que a medida que o goleiro se aproxima da bola o ângulo fica menor ainda para o adversário. No entanto, a chance de ser encoberto aumenta proporcionalmente.

O desafio está em treinar esse posicionamento para na hora do jogo conseguir ficar ao máximo postado em cima desta linha. Na prática é claro que é muito difícl. Reside aí o fato de se dizer que um goleiro se posiciona melhor que o outro. Nada mais é do que acertar mais os pés em cima da bissetriz. Trabalhe isso em seus treinamentos que a necessidade de voar para defender reduzirá bastante. Defesas mais simples e bem mais seguras certamente passarão a ocorrer com maior frequência.


Fonte: http://www.guarda-metas.com/2009/01/ainda-sobre-bissetriz.html

Um truque legal

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Multiplicar por 11
  
Todo mundo sabe que quando queremos multiplicar qualquer número pode 10 apenas devemos colocar um zero ao final.
Há um truque igualmente fácil para multiplicar por 11.
Pegue qualquer número de dois dígitos e imagine um espaço em branco entre eles. Neste exemplo iremos usar 72:
7_2
Agora coloque o resultado da soma dos mesmos dois números no espaço em branco:
7_(7+2)_2
Simples assim, você chega à sua resposta: 792
Caso a soma central gere um número com dois dígitos você terá que pegar o primeiro dígito desta soma e somar com o primeiro dígito do número original. Vamos utilizar o número 93:
9_3
9_(9+3)_3
9_(12)_3
(9+1)_2_3
1023
Nunca falha!


Fonte: http://jf.eti.br/matematica-legal-10-truques-simples/